domingo, 6 de janeiro de 2013

Conto 0006 O Socialista

Meu nome é João, mas, no mundo virtual todos me conhecem por socialista, porque acredito que o conhecimento deve ser compartilhado, o verdadeiro ignorante não é o que não sabe e sim aquele que sabe e não compartilha com os outros seus conhecimentos, em minha visão, este é o ignorante.
Em minha escola de informática fiquei fascinado pela história de um cara que registrou o software dele em código aberto, todos poderiam compartilhar de seu software, moldá-lo de acordo com sua necessidade, então pensei que isso deveria acontecer não com o software dele, que o chamou de freeware e sim com todos os softwares.

Certo dia em minha casa comecei a copiar todos os meus programas, mais uma feira de informática estava chegando e eu queria conhecer mais hackers, minha moeda de troca, seriam meus softwares pirateados, queria compartilhar meu conhecimento com eles, coloquei todas as cópias em uma mochila e fui para a feira.
Chegando lá era o paraíso, todos os stands de mostruário do que havia de melhor em termos de tecnologia da informação, hardware e software de ponta e eu lá maravilhado com tudo aquilo, perto de mim chegou um cara, perguntou se eu entendia de computadores, esse foi nosso diálogo:
<Estranho> Então você gosta de computadores?
<Socialista> Sim claro e você? O pessoal me conhece por socialista!
<Peste> Prazer eu sou a peste!
<Socialista> Peste? Que porra é essa? De onde veio isso?
<Peste> Os quatro cavaleiros do apocalipse saca?
<Socialista> Pode crê, saquei, então, você curte softwares?
<Peste> Claro eu amo tudo que seja computador!
<Socialista> Então brother, eu tenho uma dezena de programas aqui em minha mochila, quer trocar alguns dos seus?
<Peste> Você é principiante, como traz uma mochila cheia de software pirata pra uma feira de informática e ainda oferece assim, na cara dura, brother isso dá cadeia tá ligado?
<Socialista> Cara eu simplesmente acredito no freeware e aposto que um dia teremos softwares grátis, os desenvolvedores poderão criar softwares livre, isso já foi feito entende?
<Peste> Seguinte, vou te passar o ip do meu server, entre com esse login e senha que anotei nesse papel, não ofereça esses softwares para mais ninguém nessa feira, se não você irá se expor e isso não seria legal, você corre o risco de ser preso, isso é bem coisa de principiante mesmo, quando entrar em contato comigo, te ensinarei alguma coisa e trocaremos figurinhas certo?
<Socialista> Tudo bem, entendi, continuamos certo?

Gente, aquele cara me deu calafrios na espinha, não tinha me tocado que o que eu estava fazendo era pirataria de software, eu só queria compartilhar o que eu tinha com outros, como a primeira forma de comércio do mundo, o escambo, troca, seja como você queira denominar, não sabia que corria risco de ser preso e essas coisas, mas, ao chegar em casa a primeira coisa que eu fiz foi ligar o pc e entrar no servidor do cara.

Ao entrar aparece uma mensagem de chat, eu aceito, é ele, a Peste:
<Peste> Olá Socialista, bem vindo ao nosso espaço virtual! Seguinte, criarei uma pasta pra você, você fará o upload de tudo o que você tem para nossa pasta, em troca darei acesso de cópia de arquivos pra você em nossa pasta, existem algumas regras:
1) Se você tentar burlar o sistema está fora;
2) Se você não mandar nada e quiser pegar nossos arquivos vampirizando nosso sistema, também será banido;
3) Não dê esse endereço pra ninguém, nem pro seus pais, bem como a senha de acesso, ou já sabe, out;
4) Sempre entre com o usuário Socialista;
5) Nunca saia na rua com seus programas piratas seu maluco!
<Peste> Qualquer dúvida deixe uma mensagem que eu te ajudo ok?
<Socialista> Nossa, isso parece um quartel! Tudo bem senhor, estou começando a fazer o upload dos arquivos, muito obrigado!

Ao começar a enviar os arquivos pro sistema do Peste, comecei a ver o que eles já tinham, eu pensava que tinha muito, mas, ao ver aquele server, vi que era apenas uma ilha e tinha encontrado todo o oceano em minha frente! Eram tantos programas, pra tantas aplicações, pra tantos sistemas operacionais, que eu nem sabia por onde começar a baixar.

Passei dias no servidor deles, fiz o upload de todos os meus softwares e ficava olhando praquela lista enorme e pensando que aquilo poderia ser de domínio publico, comecei uma busca por países que não tinham leis de softwares e buscando servidores sem segurança, encontrei, fiz uma lista de todos eles e compartilhei minha ideia com o Peste, ele respondeu dizendo que eu me responsabilizasse por meus atos.

Aquela frase soou como um sinal verde em minha frente, comecei a invadir os servers de vários países colocando os programas neles e fazendo propaganda nas redes de bate-papo e as mais novas redes sociais, foi uma loucura, eu nunca tinha recebido tantos e-mails, foram e-mails de vários países em milhares de línguas, mas, uma frase eu adorava, eles diziam: Thank you!

Eu me senti realizado, todo mundo agora usava os softwares que eu mesmo organizei e fiz o upload sozinho, aquilo era como sonhar acordado, eu realmente me perguntava se isso estava acontecendo, deixei um contador no site e em uma semana ele marcou 150.000 acessos, isso era o máximo e os cavaleiros me mandaram um e-mail me parabenizando pela ação, que agora eu poderia ser um coadjuvante nos cavaleiros, fiquei muito honrado, os verdadeiros hackers me aceitaram como um hacker!

Não perdi tempo, ficava ligado em todos os  lançamentos de software e tratava de piratear a versão e colocar no site, tudo aquilo era muito novo pra mim, eu nunca tinha sido uma pessoa popular e de uma hora pra outra tinha milhares de fãs por todo mundo, não sabia como tratar aquilo, porém certo dia uma coisa aconteceu, eu recebi um e-mail da polícia, dizendo que as empresas de software estavam me denunciando como cracker, eu nem sabia o que era isso, mas, fiquei com bastante medo.
Confessei isso com os cavaleiros, pedi ajuda e nunca pensei que isso aconteceria, eles apagaram todos os rastros de minhas conexões e falaram pra eu me acalmar, que os países onde os arquivos estavam não tinham leis de software, mas, os donos dos servers ao serem contatados poderiam apagar os arquivos, quando viram o contador, automaticamente me disseram que eu era parte da equipe, estava em 450.000 visitas.

<Peste> Parabéns garoto, seja bem vindo ao clube! Nós começaremos a te ajudar, faremos um depósito em sua conta bancária, me dê o numero e a agência!
<Socialista> Agora, acabei de enviar pro seu email!
<Peste> Certo, agora veja quanto você tem de saldo
<Socialista> Meeeeeeeeeeeeeeeeeu 100.000 reais, que porra é essa?
<Peste> Gratificação por sua contribuição ao nosso sistema, agora saia de sua casa e venha pro quartel general, aqui nós decidiremos o que faremos com você, tenho algumas coisas que você deverá fazer antes de chegar aqui:
1) Compre um notebook, o melhor que você encontrar;
2) Compre roupas da moda, seu estilo parece com meu avô, você é muito clássico, veja os jovens no shopping e se vista como eles;
3) Corte a porra do seu cabelo e faça essa sua barba ridícula;
4) Diga aos seus pais que uma empresa lá do outro lado do mundo te contratou e você mandará noticias;
5) Não diga a ninguém onde você irá!
<Peste> Entendeu?
<Socialista> Cara, você é doido?
<Peste> Nunca me contrarie se não você perde tudo o que ganhou ok?
<Socialista> Sim senhor!

Eu estava em uma euforia só, do dia pra noite tinha ficado rico, nem pensei duas vezes, comecei a arrumar minhas coisas e dizer aos meus pais que eu tinha sido contratado por uma empresa na Índia e iria pra lá morar e fazer o contrato de 1 ano, que manteria contato, minha mãe  era só choro, não conseguia parar de chorar, meu pai com o sorrisão aberto, seu filho tinha tirado a sorte grande, saí de casa e fui ao shopping fazer as compras.

Ao chegar no shopping, fui naquela loja que eu sempre ia, pra ficar babando todos aqueles computadores, comprei tudo do bom e do melhor, preparei as malas e comprei as passagens, me despedi de todos e fui correndo para o aeroporto, uma nova fase de minha vida havia começado, embarquei no avião rumo ao meu novo destino, o quartel general.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário